A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) prevê que em todas as fases da vida podem ocorrer alterações metabólicas e fisiológicas que causam mudanças nas necessidades alimentares dos indivíduos. Nestas situações, que podem ser temporárias ou permanentes, estes indivíduos passam a ter “necessidades alimentares especiais”, restritivas ou suplementares, relacionadas à utilização biológica de nutrientes ou à via de consumo alimentar (enteral ou parenteral).
A terapia nutricional enteral (TNE) faz parte do plano terapêutico de indivíduos com diferentes condições clinicas (que passam a ser considerados portadores de “necessidades alimentares especiais”), não somente pela oferta de macro e micro nutrientes, mas porque promove a manutenção da estrutura e da função do intestino, minimizando a permeabilidade à microorganismos patogênicos.
Composto por 6 capítulos, elaborados por profissionais com experiência clínica em TNE, este manual foi idealizado para ser uma ferramenta de apoio à tomada de decisão na indicação, prescrição e acompanhamento da TNE, para indivíduos hospitalizados ou em cuidado domiciliar.
Ano: 2018
Autor (a): Zilda de Albuquerque Santos
ISBN: 978-85-67305-03-5
Páginas: 129
Editora: Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (iPGS)
A Editora iPGS produz livros, manuais e outros produtos que complementam o estudo oferecido pelos cursos da faculdade e também auxiliam na prática clínica dos profissionais, sendo relevante tanto para seus alunos quanto para interessados em geral.